Setembro Amarelo

Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio

A campanha Setembro Amarelo® salva vidas.

O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), criada no ano de 2014 junto com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Por meio dela, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais.

Oficialmente, o dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a ação acontece durante todo o ano.

Relação entre suicídio e depressão

Todos os anos são registrados aproximadamente 12 mil casos de suicídio no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% estão associados a distúrbios mentais, sendo a depressão a principal causa.1

A depressão tem como principal sintoma uma tristeza profunda, muitas vezes sem razão, ou seja, sem motivo aparente. Isso costuma gerar muita culpa, pois a pessoa deprimida passa a se sentir mal – por estar mal – e mais ainda porque parece não ter um porquê para se sentir assim.

É preciso falar das doenças mentais. É preciso vencer o estigma que anula vidas e transforma o preconceito em sentença. Resolver é fazer sua parte, falando, acolhendo, escutando e buscando orientação médica especializada.

Para saber mais, acesse https://www.setembroamarelo.com

1 Disponível em: https://abp.org.br/setembro-amarelo.