como melhorar a imunidade

Como melhorar a imunidade: dicas práticas para o seu dia a dia

Nosso sistema imunológico é a defesa do organismo contra agentes infecciosos, sendo formado por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos que têm o papel de nos defender de bactérias contidas no ar e vírus. Então, se a imunidade do corpo não estiver alta, você fica mais vulnerável a infecções, resfriados etc. Mas, afinal, como melhorar a imunidade?

Neste blog, trouxemos algumas dicas para você colocar em prática no dia a dia e proteger seu sistema imunológico.

Saiba mais sobre a arginina e como melhorar a imunidade através dela

A deficiência de nutrientes acarreta disfunções imunológicas no organismo, por isso alguns hábitos são importantes para manter o sistema imunológico protegido. Entre eles, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, beber bastante água e consumir compostos como arginina e vitamina C são exemplos de como melhorar a imunidade.

A arginina é um aminoácido que estimula a produção de células de defesa, funcionando como um um reforço. Suas principais funções no organismo são:

  • Ajudar a cicatrizar as feridas, pois é um dos constituintes do colágeno;
  • Melhorar as defesas do organismo, estimulando o sistema imunológico;
  • Desintoxicar o organismo;
  • Atuar no processo metabólico para a formação de vários hormônios, favorecendo o crescimento muscular de crianças e de adolescentes;
  • Ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a pressão arterial.

Além do consumo de arginina, outras práticas são importantes para melhorar a imunidade. Pensando nisso, listamos 5 hábitos que podem manter seu sistema imunológico protegido.

como melhorar a imunidade

5 formas de melhorar o sistema imunológico

Como falamos acima, alguns hábitos são essenciais para proteger sua saúde. Por isso, veja como melhorar a imunidade incluindo 5 dicas práticas no seu dia a dia.

Mantenha uma alimentação balanceada

Tudo aquilo que faz parte da rotina alimentar tem influência no funcionamento do organismo. Por isso, é importante se preocupar com a qualidade dos alimentos, pois, sem essa consideração, é bem provável que você aumente sua vulnerabilidade a doenças. No geral, entre as substâncias mais recomendadas para fortalecer o sistema imunológico estão:

  • Ômega 3 (salmão, atum, linhaça);
  • Vitamina A (cenoura, couve, abóbora);
  • Zinco (carne bovina, nozes, amêndoas).
  • Vitamina C (laranja, limão, gengibre, frutas cítricas);
  • Ácido fólico (vegetais verde-escuros, feijão, cogumelos);
  • Vitamina E (grão, folhas verdes, óleos vegetais);

Portanto, a primeira dica de como melhorar imunidade é montar um cardápio variado e balanceado.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos ajudam a estabelecer uma comunicação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico.

Mas nada de exageros! Isso porque a prática muito intensa ou sob pressão pode estar ligada ao aumento de estresse e ansiedade, impactando negativamente na imunidade.

Durma bem

Assim como é importante manter o corpo ativo, também é essencial dar a ele um período de descanso. É durante o sono que diversos hormônios importantes são liberados para equilibrar o corpo. Então, em longo prazo, a falta de noites bem dormidas pode causar certos efeitos negativos, como perda de memória, distúrbios de humor, desatenção, cansaço e baixa imunidade.

Elimine os maus hábitos

Um exemplo muito importante de como melhorar a imunidade é evitar o consumo excessivo de substâncias tóxicas, por exemplo, álcool. Além disso, evite exageros alimentares de gordura e açúcar, que são componentes nocivos e impactam diretamente no seu organismo e na sua disposição.

Beba água

É muito importante ingerir líquidos constantemente, mesmo antes de sentir sede. Beber água melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo.

Além disso, a desidratação muda a fluidez do sangue, interferindo no transporte de nutrientes e oxigênio e na atividade adequada das células. Consequentemente, também atrapalha a resposta imunológica adequada, por isso é muito importante beber água.

Entendeu por que essas dicas práticas são tão importantes para sua saúde? Então, fique atento e proteja-se para manter sua imunidade em dia.

Fontes

Hipolabor

Tua saúde